Corações divididos: Copa x Dia dos Namorados

 A abertura oficial da Copa do Mundo, quando a Seleção Brasileira joga contra a Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo, irá coincidir com o Dia dos Namorados, o que deixa muitos corações divididos e gera polêmica, principalmente entre as mulheres. A regra é que elas não gostam de serem 'trocadas' por futebol – claro, existem as exceções, as torcedoras fanáticas que vão antes dos próprios namorados aos estádios. O futebol é considerado como a grande paixão de 77% dos homens brasileiros, é o que aponta uma pesquisa realizada pelo Ibope, em 2012.


A coincidência da data, fez com que todo o comércio fizesse campanhas publicitárias, tentando aliar os eventos. Pois com a estreia do Brasil no dia 12 e todo o glamour da Copa nesse dia, a comemoração dos casais poderia até ser deixada de lado. Mas há também os casais que tentam aliar futebol, amor e a paixão pelo esporte, como é o caso de Fernanda e Ewerton. Fernanda Santos conta que nunca teve problemas quanto a relacionamento e futebol. "Meu namorado é formado em Educação Física, então está ligado diretamente ao esporte. Estou sempre acompanhando ele porque gosto", expõe. Ela ressalta que não vê nenhum problema quanto a isso, pois “a abertura da Copa é um evento grandioso, que merece atenção e o Dia dos Namorados tem mais a função consumista do que da comemoração”.
Ewerton e Fernanda
Sobre o plano para o dia dos namorados, Fernanda responde firme que vão assistir a Copa. "O Dia dos Namorados não tem importância. O que nos importa realmente é a convivência diária em harmonia e muito respeito. Isso é o que vale em um relacionamento, sem necessidade de troca de presentes ou algum tipo de comemoração para reforçar o quão um é importante para o outro", diz Fernanda. O namorado de Fernanda, Ewerton Hraber, pratica esportes desde pequeno e é profissional de educação física, então acredita que sua namorada compreende com facilidade, tendo em vista que sua profissão é o ciclo social ao qual está inserido.
Atualmente Ewerton é administrador esportivo da Secretaria de Estado de Esporte e do Turismo de Irati e ele afirma que nunca teve desentendimentos, porque Fernanda sempre o acompanha nas suas atividades e ele nas dela, e isso facilita muito. "Situação inusitada foi ela ter de declarar amor ao Timão. Relutou no começo, mas agora já faz parte do Bando de loucos", comenta em risos. Ewerton Hraber conta que ainda não tem nada concreto para o dia 12, mas certamente estarão juntos torcendo em algum lugar pela seleção, pois a Copa do Mundo é um momento único, ainda mais sendo no Brasil. "É nosso dever acompanhar e torcer, já que com ela teremos o resto da vida juntos e todos eles são de comemoração", diz Ewerton.
Diego e Ana
A namorada de Diego Henrique Brandalize, Ana Camila G. Ienke não vê problema da estreia acontecer na mesma data que se comemora o Dia dos Namorados, para ela a abertura até auxilia para que comemore junto desde o fim da tarde “O fato da abertura da Copa ser no mesmo Dia dos Namorados não é tão abominável, como muitas pessoas pensam”, completa.
Ana diz que é importante pensar nestas datas especiais como uma forma de compartilhar alegrias já que fazem parte do cotidiano. “Por que não se reunir com os melhores amigos para vermos o jogo? Pesamos que estes momentos também fazem bem para um bom relacionamento a dois, pois o que vale é estar juntos”, finaliza.
Maria Eduarda está namorando há três anos, e desde o início de seu relacionamento compete com a paixão de Vinícius pelo futebol. Ela conta que seu namorado não apenas gosta de ver os jogos, mas também de jogar futebol. “Ele tem uma paixão bonita pelo futebol, da pra ver nos olhos dele que ele gosta mesmo, se fosse mulher ele casava,” completa Maria Eduarda Baumel Viera.
Vinícius e Maria Eduarda
Ela acredita que tem que aprender a conviver com esta paixão de Vinícius, pois sabe que se fosse competir com o futebol iria perder. Sobre os planos para o Dia dos Namorados, Maria Eduarda diz que eles tentarão aliar as duas datas. “Desde o começo eu sabia que a data de abertura da Copa iria coincidir com o Dia dos Namorados e que teríamos que dividir o tempo com o jogo do Brasil. Como diz o Vinícius, tem o antes e o depois né? Como eu já recebi um convite para jantar depois da Copa, não me importo muito,” relata Maria Eduarda.
Apesar da devoção de Vinícius André Azevedo pelo futebol,  ele conta que nunca houve brigas em seu relacionamento por conta da sua paixão. “Eu sempre gostei de futebol e tento conciliar os dois. Quando eu tenho que jogar, por exemplo, tento levar ela comigo. Quando ela pode me acompanha sem problema algum, mas quando não dá, depois dos jogos vou ver ela, sem problema nenhum”, conta Vinícius.
 A estréia da Copa do Mundo acontece no dia 12 quinta-feira, às 17h contra a Croácia. O jogo tem duração de aproximadamente duas horas e após isso, os casais mais apaixonados podem sair para curtir a possível vitória do Brasil.


Texto: Augusto Travensolli e Thaís Siqueira