Política em questão

Encontro Regional do PT


Em São Mateus do Sul, no  último dia 23, ocorreu  o Encontro Regional do Partido dos Trabalhadores, que reuniu  lideranças petistas e a senadora e pré-candidata da sigla ao Governo do Estado, Gleisi Hoffmann. Estivaram presentes, os prefeitos de Irati, Odilon Burgath;  de São Mateus do Sul Clóvis Ledur; e de Cruz Machado Antonio Luis Szaykowski.Na oportunidade Gleisi fez uma análise da conjuntura política do estado e do pais, citando avanços sociais e econômicos conquistados nos últimos 12 anos. Já os prefeitos, citaram e agradeceram investimentos relevantes que vem sendo feitos pelo Governo Federal em seus municípios.

Intenção x ação

As normas que regem a atuação do Legislativo Municipal são especificadas no Regimento Interno e têm de ser cumpridas por todos os vereadores, incluindo o 1o secretário da Câmara Municipal Emiliano Gomes (PSD) . Comparativamente, não levantar para formalizar um voto contrário a um projeto  ou digitar apenas um número errado ao tentar escolher um candidato na urna eletrônica têm o mesmo peso. Em ambos os casos, o voto imaginado (ou comentado) não ocorreu. Intenção e ação ocuparam esferas diferentes. Ter a intenção de fazer algo  e fazer algo são coisas completamente distintas.   E, como dizem  por aí, de boas intenções o inferno está cheio.

Lei da mordaça

Durante o evento de prestação de contas da ações do Observatório Social de Irati, chamou a atenção o fato de um dos presentes, que representava uma entidade de classe*, ter criticado duramente a atuação dos vereadores. O mesmo também afirmou que o que ele disse deveria ser divulgado pela imprensa. Entretanto, ao ser procurado para gravar entrevista, ele não quis se expor, nem se indispor com os edis.  Segundo o mesmo existiria a "lei da mordaça"!? Cada povo tem mesmo os representantes que merece. *Vale ressaltar que o cidadão não é parte da diretoria do Observatório, nem das entidades fundadoras, nem das mantenedoras.

Por Letícia Torres