Expofrísia 2014 - Uma edição com muitas novidades

Acontece de 26 a 30 de maio, a Expofrísia - Exposição Agropecuária de Carambeí, que será realizada no Pavilhão de Exposições Frísia – Parque Histórico de Carambeí. 

A edição 2014 do evento tem o objetivo de divulgar as potencialidades regionais, buscando possibilidades de crescimento e desenvolvimento sustentável das atividades pecuária e agrícola, além da promoção e valorização do comércio e da prestação de serviços locais e regionais.
Para este ano, espera-se um público ainda maior do que em anos anteriores, especialmente, por englobar diversos perfis de atividades e pela abrangência crescente de parcerias que trazem novidades e possibilidades de qualificação e negócios aos visitantes da área.

Além do julgamento de gado da raça holandesa, que ocorre anualmente, em 2014 a exposição trará também a raça Jersey – gado que igualmente oferece boa produtividade e que oferece boa adaptabilidade em diversos climas e regiões.

O evento contará com importantes palestras técnicas para agricultores e pecuaristas.
Outra novidade que movimentará os negócios entre os produtores, será o leilão, que está previsto para a sexta-feira, 30 de maio, que marcará o encerramento das atividades do evento.

Expansão
Para esta edição, aumentou-se a participação de empresas parceiras, resultado do bom momento do setor.
Serão mais de 47 Empresas expondo produtos e serviços para a cadeia produtiva do leite, carnes (suínos) e agricultura, além de pequenas, médias e grandes empresas, dentre elas, empresas especializadas em sementes, fornecedores de insumos, fabricantes de máquinas e equipamentos, prestadores de serviços, empresas de sêmen, órgãos governamentais, instituições de pesquisa, instituições financeiras, publicações especializadas e demais órgãos.

Programações Culturais e gastronomia típica
A gastronomia de Carambeí e seu rico cenário cultural são conhecidos nacionalmente. E para prestigiar os visitantes da EXPOFRÍSIA que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer tamanha riqueza, o Parque Histórico de Carambeí vai oferecer visitação gratuita nos dias do evento, com datas e horários específicos para degustação da gastronomia holandês-indonésio, happy hour e apresentação cultural na Vila Histórica.

Tradição
Carambeí é um município localizado na região centro sul do Paraná, na microrregião dos Campos Gerais, conhecida historicamente pela excelente bacia leiteira onde está inserida e pela alta genética do plantel bovino holandês.
O evento, que é realizado anualmente, possui conceituada conotação estadual e nacional, recebe visitantes de diversas regiões do Brasil e também de outros países, que vem em busca das novidades oferecidas ao produtor rural e também, do diferencial e tecnologia aplicada na produção leiteira.

Programação
Admissão dos Animais ao Parque de Exposições - 26 e 27/05, das 8h às 18h;
Evento Técnico – Agrícola - 27/05, às 13h00;
Evento Técnico – Policlínica Central Pioneiros - 28/05, às 9h30;
Reunião com expositores, tratadores e apresentadores. (Código de Ética) - 28/05, às 19h30;
Clube de bezerras - 29/05, às 9h30;
Solenidade de Abertura e lançamento do Catálogo de Touros do Pool - 29/05, às 11h00;
Julgamento da Raça Jersey- 29/05, às 13h00;
Julgamento e Premiação de Machos, Fêmeas, Jovens e Grande Campeonato Jovem da Raça Holandesa - 30/05, às 9h00;
Julgamento e Premiação de Fêmeas Paridas, Conjuntos, Úberes e Grande Campeonato da Raça Holandesa - 30/05, às 15h00;
Solenidade de Encerramento - 30/05, às 19h00;
Leilão - 30/05, às 21h00;
Saída dos Animais do Parque de Exposições - 31/05, a partir das 08h.

Mara Braun