Vila São João terá UPA 24h

Instalação da nova Unidade de Pronto Atendimento em um dos bairros mais populosos de Irati irá descentralizar e agilizar o serviço de saúde pública no município

Na manhã desta sexta-feira (2), o prefeito de Irati, Odilon Burgath, divulgou a confirmação da construção de uma nova UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento) para o município, a qual será edificada na Vila São João.

pronto atendimentoA construção da unidade foi confirmada por meio da portaria número 1.580, do Ministério da Saúde. A UPA seguirá os padrões do Ministério da Saúde para cidades que têm entre 50 e 100 mil habitantes. O valor estimado para a construção do prédio é de R$2,2 milhões. “É uma grande conquista para nossa cidade e atende a um compromisso nosso com população de Irati, que é promover a descentralização do serviço médico. Essa unidade será referência em urgência e emergência, com funcionamento 24 horas”, observa o prefeito.

O Ministério da Saúde deverá auxiliar o município também na compra de equipamentos, mobiliário e manutenção de profissionais. Nos próximos dias o município deverá agendar uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde, que deve dar o aval para a construção da unidade. Em seguida, após o aceite do Conselho, nova documentação será enviada ao Ministério da Saúde, que fará o depósito de parte do valor da obra, viabilizando a licitação do projeto.

“Estamos fazendo uma programação financeira e aumento da receita para podermos oferecer atendimento adequado à população. Estamos muito felizes com esta conquista, pois muitas cidades do Paraná pleiteavam uma unidade como essa e graças a todos os esforços que fizemos, às idas a Brasília e aos diálogos com o Ministério da Saúde e deputados federais conseguimos concretizar esta UPA para Irati”, afirma Odilon.

A população a ser atendida na nova unidade é de aproximadamente 35 mil pessoas. A opção pelo bairro justifica-se pelo fato de ele ser um dos mais populosos da cidade, uma vez que o novo conjunto habitacional na região ampliou significativamente a quantidade de moradores no local.

A região da Vila São João, somada aos bairros do entorno, tem população superior a 20 mil habitantes. “Tendo uma UPA nesta região, iremos desafogar a grande demanda mensal de atendimento do atual pronto atendimento municipal que é de aproximadamente 6 mil atendimentos médicos e 23 mil atendimentos de outros profissionais de saúde, principalmente de enfermagem”, revela o prefeito.

ESTRUTURA

O objetivo é diminuir as filas nos prontos-socorros, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades hospitalares.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. De acordo com o Ministério da Saúde, as UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada - com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h.

Assessoria