Secretaria municipal de Saúde realiza exames preventivos gratuitos

A secretaria municipal de Saúde de Irati realiza exames preventivos de colo de útero, também conhecido como Papanicolau, nos períodos da manhã, tarde e noite, ao longo de todo o ano. Os horários são disponibilizados pelo setor de Saúde da Mulher da Secretaria municipal de Saúde para que toda mulher possa realizar o exame, inclusive aquelas que trabalham durante o dia.

preventivoDevido ao desconforto percebido pelos profissionais de saúde quando as pacientes são examinadas por homens, todos os exames preventivos da secretaria municipal de Saúde de Irati são realizados por profissionais de enfermagem do sexo feminino.

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos, com um intervalo de um ano, apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

PREVENÇÃO

Dados do Ministério da Saúde indicam que no Brasil existem cerca de seis milhões de mulheres entre 35 a 49 anos que nunca realizaram o exame citopatológico do colo do útero, faixa etária na qual mais ocorrem casos positivos de câncer do colo do útero. Como consequência disso, milhares de novas vítimas perdem a vida a cada ano. Mulheres que, se tivessem tratado a doença a tempo, poderiam estar desfrutando hoje de uma vida normal.

Previna-se! Procure a secretaria municipal de Saúde de Irati e realize seu exame gratuito. Informações na secretaria de Saúde ou pelo telefone 3907-3143.

 

Assessoria da PMI