Prefeitura investe em melhorias no atendimento odontológico

Nesta quarta-feira, o consultório odontológico do CAIC foi reaberto para atender a comunidade escolar e moradores da Vila São João

Alunos, pais e comunidade da Vila São João estão tendo maior acesso aos serviços odontológicos desde a última quarta-feira (21). Após seis anos sem atendimento, a prefeitura municipal de Irati reativou o consultório odontológico da escola municipal João Paulo II – CAIC.

clínica do bebeForam instalados novos equipamentos e um profissional foi disponibilizado para atender a população. Os alunos da escola terão prioridade e a direção já está avisando os pais para que os agendamentos sejam realizados. “Ter um profissional de saúde bucal mais próximo de nós é muito importante, pois podemos trabalhar especialmente com a prevenção, fazendo com que nossos alunos cresçam sabendo da importância de uma boa higiene bucal para a saúde deles”, dizem as diretoras da escola, Márcia Andriola Medeiros e Maria Eliane Letchacovski.

“Esta é apenas uma das melhorias que realizamos no atendimento odontológico municipal, pois desde o início do ano estamos trabalhando para otimizar o serviço oferecido pelo município nesta área”, afirma o prefeito de Irati, Odilon Burgath.

 

ASILO

Em janeiro, as melhorias iniciaram com a abertura do Centro Odontológico Municipal. Em março, o atendimento no consultório odontológico do Asilo Santa Rita foi disponibilizado. O consultório estava sem uso há cinco anos. Além dos idosos, funcionários do asilo, crianças da comunidade e do orfanato, que fica ao lado do asilo, também estão sendo atendidas no local. O atendimento mais próximo era uma necessidade dos moradores do asilo, uma vez que muitos não podem ser levados a outros postos para receberem atendimento. “Temos muitos cadeirantes, doentes mentais e pessoas com diversas deficiências e dificuldades de locomoção. Nos últimos cinco anos, os moradores do asilo só foram ao dentista em casos de emergência, quando sentem dor. Mas sabemos que o tratamento preventivo é importante para os idosos, para evitar problemas maiores”, relatou a secretária do asilo, Juliana Marinski. O convênio com a prefeitura disponibiliza, além do profissional, o material de consumo.

 

EQUIPAMENTOS

Nos meses de abril e maio foram adquiridos três equipamentos odontológicos completos, cinco autoclaves, quatro compressores e quatro aparelhos fotopolimerizadores. “Todos estes equipamentos e melhorias são importantes para que possamos oferecer um atendimento de qualidade à população de Irati”, observa o coordenador do setor de Odontologia da secretaria municipal de Saúde, Guilheme Almeida.

 

CONSÓRCIO

Com a volta do município ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, em julho, a odontologia foi beneficiada com atendimentos nas especialidades de prótese total, endodontia e periodontia.

 

CLÍNICA DO BEBÊ

Também no mês de julho, a clínica do bebê foi transferida para o centro odontológico municipal, proporcionando melhor estrutura e atendimentos para os recém-nascidos.

 

Texto e fotos: Assessoria PMI