Política em Questão

Fábio Camargo é eleito para o Tribunal de Contas
Ao som de gritos de "vergonha" entoados pelo público presente na Assembléia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Fabio Camargo Sem título(PTB) foi eleito o novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná, neste dia 15.  Ele recebeu 27 votos, contra 22 votos do também deputado Plauto Miro (DEM). Pouco antes da votação, Miró afirmou em plenário que ele e Camargo se absteriam de votar, já que ambos concorriam ao cargo. Os dois eram apontados como favoritos desde o início.
Ao ocupar o  cargo no Tribunal de Contas, Fabio Camargo terá como funções fiscalizar o uso do dinheiro público e analisar as contas do estado, prefeituras e câmaras de vereadores.

Disputa pela Tirol prossegue
Nos bastidores, comenta-se que Irati e outro município da região disputam a instalação da Tirol. Irati teria a seu favor a área que a empresa precisa, enquanto o outro município possui melhores condições de atender as necessidades da Tirol em relação à presença de grande volume de água corrente. Entretanto, fala-se que o outro município não possui a área adequada, nem recursos suficientes para comprá-la.

Porque atrasou
O presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), Silvestre Staniszewski, presente em Inácio Martins na entrega da 27a Patrulha do Campo, comentou que a falta de operadores e, depois, as chuvas dificultaram o início dos trabalhos das máquinas na região. O presidente do Consórcio de Desenvolvimento Regional (Conder), Claudemir Herthel (PSDB), atribui o atraso à burocracia. “As máquinas estavam no pátio das empresas, mas a morosidade, um ponto comum a todos, dificultou”, disse.

Porque atrasou II
Quando todo mundo acreditava que finalmente as máquinas da Patrulha do Campo seriam entregues, atrasou de novo. Mas, felizmente, desta vez foram só alguns minutos. Isto porque o prefeito de Inácio Martins, Valdir Cabral (PDT), foi participar de evento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) em Ponta Grossa, em que a presidente Dilma Rousseff (PT) esteve presente. Inácio Martins recebeu uma retroescavadeira do PAC 2.

Deputado visita apenas assessores no rodeio
O deputado federal Sandro Alex (PPS) esteve presente no Rodeio de Irati, acompanhado de sua família. Entretanto, poucos puderam conversar com ele. Provavelmente assessores tinham tanto a discutir, que necessitaram de atenção exclusiva e mantiveram o deputado nos limites de suas acomodações. Sequer visitar o chefe do Executivo Municipal o deputado foi. Quando Odilon Burgath (PT) chegou na “distante” barraca onde Sandro Alex ficou, o deputado desculpou-se dizendo que já estava indo conversar com o prefeito.

Apoio da Defesa Civil para Teixeira Soares
Para resolver os problemas ocasionados pelas chuvas nas estradas rurais, o prefeito de Teixeira Soares, Ivanor Muller (PSD), conseguiu o apoio do Governo do Estado. Segundo Muller, deverão ser destinados pela Defesa Civil R$ 180 mil ao Município, a fundo perdido. Outro auxílio virá do Governo Federal, que repassará R$ 8 milhões aos 82 municípios que tiveram grandes prejuízos com as chuvas recentes. Para Teixeira Soares, Muller ainda não tem informação de quanto será destinado.

Evento diferente em Rebouças
Uma festa inusitada começa a ser estruturada pela administração municipal de Rebouças. O prefeito Claudemir Herthel (PSDB) pretende criar a Festa do Fusca. Para tanto, diz já ter entrado em contato com alguns clubes de automóvel e, segundo ele, alguns confirmaram presença.

Texto: Letícia Torres