Prefeitura reabre consultório odontológico no Asilo Santa Rita

Irati - Nos próximos dias, os 83 idosos residentes do Asilo Santa Rita voltarão a ter assistência odontológica no posto de atendimento localizado na instituição. O local estava fechado há cinco anos, mesmo após diversas solicitações de reabertura. A reativação do posto é uma determinação do prefeito, Odilon Burgath. A comunidade do entorno também será beneficiada. Além dos idosos, funcionários do asilo, crianças da comunidade e do orfanato, que fica ao lado do asilo, também serão atendidas no local.


O atendimento mais próximo é uma necessidade dos moradores do asilo, uma vez que muitos não podem ser levados a outros postos para receberem atendimento. “Temos muitos cadeirantes, doentes mentais e pessoas com diversas deficiências e dificuldade de locomoção. Nos últimos cinco anos, os moradores do asilo só vão ao dentista em casos de emergência, quando sentem dor. Mas sabemos que o tratamento preventivo é importante para os idosos, para evitar problemas maiores”, observa a secretária do asilo, Juliana Marinski.




De acordo com a coordenadora da entidade, Maria Trodamiuk, e o presidente, Eugênio Demczuk, o asilo construiu a sala e recebeu os equipamentos da Central do Dízimo. O convênio com a prefeitura prevê a disponibilização de um profissional e do material de consumo.

O coordenador do setor de Odontologia da secretaria municipal de Saúde, Guilheme Almeida, visitou o espaço e recomendou reparos na parte hidráulica, elétrica e de equipamentos, os quais já foram realizados. O profissional que irá atuar no posto também está sendo cuidadosamente escolhido, pois o trabalho com idosos demanda paciência e carinho.


Texto: Ascom Prefeitura Irati